Participam da vida os que vêem a Deus, porque é o esplendor de Deus que dá a vida. Por isso, Aquele que é inacessível, incompreensível e invisível, torna-Se visível, compreensível e acessível para os homens, a fim de dar vida aos que O alcançam e vêem. Porque é impossível viver sem a vida; e não há vida sem a participação de Deus, participação que consiste em ver a Deus e gozar da sua bondade.
Portanto, os homens hão-de ver a Deus para poderem viver;
por esta visão tornam-se imortais e chegam até à posse de Deus. Isto foi
anunciado pelos Profetas, de modo figurado, como disse há pouco: Deus será
visto pelos homens que possuem o seu Espírito e aguardam sempre a vinda do
Senhor. Assim diz também Moisés no Deuteronómio: Nesse dia veremos, porque Deus
falará ao homem e o homem viverá.
Deus, que realiza tudo em todos, é invisível e
indescritível, quanto ao seu poder e à sua grandeza, para os seres por Ele
criados. Mas não é desconhecido, porque todos sabemos, por meio do seu Verbo,
que há um só Deus Pai que abrange todas as coisas e a tudo dá existência, como
está escrito no Evangelho: Ninguém jamais viu a Deus; o Filho Unigénito que
está no seio do Pai no-l’O deu a conhecer.
Quem desde o princípio nos dá a conhecer o Pai é o Filho,
porque desde o princípio está com o Pai: as visões proféticas, a diversidade de
graças, os ministérios, a glorificação do Pai, tudo isto, como uma sinfonia bem
composta e harmoniosa, Ele o manifestou aos homens, no tempo próprio, para seu
proveito. Porque onde há composição há harmonia; onde há harmonia tudo sucede no
tempo próprio; e quando tudo sucede no tempo próprio, há proveito.
Por isso o Verbo tornou-Se o administrador da graça do Pai, para proveito dos
homens, em favor dos quais Ele pôs em prática a sua tão sublime economia da
graça, mostrando Deus aos homens e apresentando o homem a Deus. Manteve, no
entanto, a invisibilidade do Pai, para que o homem se conserve sempre reverente
para com Deus e tenha um estímulo para o qual deve progredir; mas, ao mesmo
tempo, mostrou também que Deus é visível aos homens por meio da economia da
graça, para não suceder que o homem, privado totalmente de Deus, chegasse a
perder a sua própria existência. Porque a glória de Deus é o homem vivo, e a
vida do homem é a visão de Deus. Com efeito, se a manifestação de Deus, através
da criação, dá a vida a todos os seres da terra, muito mais a manifestação do
Pai, por meio do Verbo, dá vida a todos os que vêem a Deus.
Sem comentários:
Enviar um comentário