quarta-feira, 21 de abril de 2021

21 Abril - Santo Anselmo - Oração a Deus

 



Deus Todo-Poderoso, Pai de Misericórdia e Bom Senhor, tem piedade de mim, pecador. Dá-me o perdão dos meus pecados.

Concede-me que escape e vença todas as suas armadilhas, tentações e deleites perniciosos: que evite perfeitamente, tanto em pensamento como em acto, o que tu proíbes; faça e cumpra o que me ordenas.
Creia e espere, ame e viva o que sabes e queres, tanto e do modo que sabes e queres. Seja fiel e humilde no arrependimento, discreto na abstinência e na mortificação. Para te amar, orar, louvar e meditar. Para que todos os actos e todos os pensamentos sejam como queres, torna-me puro, sóbrio, devotado, franco e eficaz; concede-me que conheça os teus mandamentos, os ame, neles encontre prazer e os cumpra facilmente. Senhor, concede-me que progrida sempre com humildade e nunca fraqueje.

Não me abandones, Senhor, à minha ignorância ou à minha enfermidade de homem, nem aos meus méritos, nem a nenhuma outra disposição além da tua ternura; dispõe de mim, Tu mesmo com bondade, dispõe de todos os meus pensamentos e de todos os meus actos, a teu bel-prazer, para que por mim, em mim e sobre mim se faça sempre a
tua vontade. Pelo Senhor, livra-me de todo o mal e conduz-me até à vida eterna.

 

ANSELMO DE CANTUÁRIA (C. 1033-1109)

Sem comentários:

Enviar um comentário

28 Fevereiro - Sob o sol de Satã

Senhor, não é verdade que te tenhamos amaldiçoado; que pereça esse mentiroso, essa falsa testemunha, o teu insignificante rival! Ele ...