quinta-feira, 17 de junho de 2021

17 de Junho - Do mais íntimo ao mais cósmico

 


Espirito ardente

Substância profunda,

Força imensa e viva,

Centro resplandecente,

Poder implacável como o mundo,

Vós, cujas mãos aprisionam as estrelas,

Vós que sois o primeiro e o último,

o morto e o ressuscitado,

Vós que reunis na vossa unidade exuberante

todos os encantos, todos os gostos,

todas as forças, todos os estados,

Vós sois verdadeiramente meu Senhor e meu Deus.

 

Centro para o qual tudo se desloca,

doce como um coração,

ardente como uma força,

íntimo como uma vida,

plenitude do ser criado,

plenitude do meu ser pessoal,

energia criadora que sondais o segredo dos nossos corações

e o mistério dos nossos crescimentos,

Alma que transpareceis em tudo o que nos rodeia,

Providência envolvente,

sois Vós que os homens presentem e perseguem

através da magia do cosmos,

Vós que me fazeis participar do vosso Ser

e que me modelais.

 

Salvador da actividade humana,

Salvador do sofrimento humano,

Sede e salvação da unidade humana

obrigando-nos a abandonar as nossas mesquinhezes

e a aventurar-nos, apoiados em vós,

no oceano desconhecido da caridade.

Concedei-me que vos aperceba,

até mesmo e sobretudo no mais íntimo, no mais perfeito,

no mais longínquo da alma dos meus irmãos.

Meu Deus, fazei para mim, na vida do outro,

brilhar o vosso Rosto.

 

Dirijo-me à presença Daquele que vem.

 

Teilhard de Chardin (1881-1955), padre jesuíta, paleontólogo, poeta e místico

Sem comentários:

Enviar um comentário

28 Fevereiro - Sob o sol de Satã

Senhor, não é verdade que te tenhamos amaldiçoado; que pereça esse mentiroso, essa falsa testemunha, o teu insignificante rival! Ele ...