quarta-feira, 17 de agosto de 2022

17 de Agosto - Santa Beatriz da Silva



Deus favorece algumas almas, inspirando lhes uma devoção singular, fervorosa e profunda à Santíssima Virgem. Movidas pela graça, estas almas consagram se inteiramente a Nossa Senhora e identificam se com ela mediante a prática da vida espiritual mariana, que consiste em inspirar se na Santíssima Virgem para todas as coisas e fazer tudo em união com Ela.

As almas que praticam esta vida espiritual mariana encontram na Virgem Maria poderoso auxílio e infalível conforto em todas as tribulações.

É admirável o modo de proceder da Senhora para com as almas que Lhe pertencem (por sua devoção e consagração perfeita) e a solicitude que mostra para com elas. Com que amor e ternura as visita, lhes assiste na tribulação, as protege e defende de seus inimigos, as socorre nas necessidades, as enamora de Deus, as adorna e prepara para a sua união com Deus e lhes obtém esta graça! Estas almas podem repetir com toda a verdade as palavras do livro da Sabedoria: Todos os bens me vieram juntamente com ela e pelas suas mãos recebi inumeráveis riquezas. Quem tem a seu favor a Santíssima Virgem (e têm na todos os que a amam deveras) possui um tesouro infinito, porque possui o próprio Deus. E não há quem proporcione consolações tão inefáveis como as que a Senhora concede aos seus devotos no tempo da tribulação.

Por isso as almas de vida interior, chamadas a viver na intimidade de Deus, como preparação para as provas que as esperam nas noites e cavernas, nos desertos e túneis por que hão de passar ao longo deste caminho, devem procurar identificar se com a Santíssima Virgem e merecer o seu amparo e protecção. Se assim fizerem, sofrem menos e aproveitam sempre mais, especialmente nos períodos de sofrimento em que mais precisam do seu patrocínio. Sofrem menos, porque as almas que praticam a vida espiritual mariana, quando se vêem abandonadas por Deus, acusadas pela própria consciência, atormentadas pelo demónio e desesperadas da sua salvação, além da protecção que experimentam no seu recurso frequente à Santíssima Virgem, sentem por ela o afecto de complacência que as torna participantes da sua felicidade e gozam da torrente das suas delícias. Aproveitam mais, porque, iluminadas pelo esplendor desta Estrela da Manhã que nunca se esconde a seus servos, têm consciência da purificação dolorosa que nelas opera a graça e, confortadas e ensinadas pela Senhora, sofrem na com perfeita resignação; longe de se lhe oporem ou subtraírem, procuram antes cooperar com ela na medida em que lhes é possível.

 

Do livro da Irmã concepcionista Maria de los Ángeles Sorázu, sobre a Vida Espiritual

Sem comentários:

Enviar um comentário

28 Fevereiro - Sob o sol de Satã

Senhor, não é verdade que te tenhamos amaldiçoado; que pereça esse mentiroso, essa falsa testemunha, o teu insignificante rival! Ele ...