terça-feira, 30 de agosto de 2022

30 de Agosto - Um dia farei parte dos velhos



Senhor, sabes melhor do que eu que envelheço,

e que um dia farei parte dos “velhos”.

Guarda-me desse fatal hábito

de achar que devo dizer qualquer coisa

a propósito de tudo e em todas as ocasiões.

 

Liberta-me do desejo obsidiante

de pôr em ordem os assuntos dos outros.

 

Torna-me reflectida mas não enfadonha,

amiga de servir mas não autoritária.

 

Parece-me uma pena não utilizar

toda a minha reserva e sabedoria,

mas tu sabes, Senhor…

que gostaria de conservar alguns amigos.

 

Impede-me de recitar incessantemente pormenores,

dá-me as asas para chegar ao fim.

Sela os meus lábios sobre os meus males e as minhas dores,

e de ser cada vez mais doce,

ao longo dos anos, enumera-los.

 

Não ouso pedir-te para chegar

a tomar gosto

pela enumeração das dores dos outros,

mas ajuda-me a suportá-las com paciência.

 

Não ouso exigir-te uma melhor memória,

mas dá-me uma humildade crescente

e menos presunção

quando a minha memória choca com a dos outros.

 

Ensina-me a gloriosa lição

de que pode acontecer que me engane.

 

Guarda-me,

não tenho assim tanto desejo de santidade:

é tão difícil viver com alguns santos!

Mas uma pessoa velha e amarga

é certamente uma das invenções

suprema do diabo.

 

Torna-me capaz de ver o que há de bem

onde não se espera que houvesse

e de reconhecer os talentos

em pessoas onde não se viam.

E dá-me a graça para lho dizer…

Ámen!

 

Prece de uma religiosa inglesa do século XVII

Sem comentários:

Enviar um comentário

28 Fevereiro - Sob o sol de Satã

Senhor, não é verdade que te tenhamos amaldiçoado; que pereça esse mentiroso, essa falsa testemunha, o teu insignificante rival! Ele ...