quinta-feira, 4 de janeiro de 2024

4 de Janeiro - Mostra-me o teu caminho



Ó riqueza altíssima da natureza divina,
Mostra-me o teu caminho
Que na tua sabedoria ordenaste
E abre-me o tão precioso tesouro
A que me convidaste:
Compreender com inteligência
Acima de toda a criatura,
Amar com os anjos e ser familiar
Com o teu Filho Único,
Nosso Senhor Jesus Cristo,
Teu herdeiro, e acolher-te
Segundo a tua sabedoria eterna
E com a tua ajuda
Preservar-me de todo o mal
Porque me elevaste acima de toda a criatura
E imprimiste em mim
O selo da tua eterna imagem
Inatingível a todas as criaturas
E nada criaste de mais semelhante a Ti
Do que o ser humano segundo a alma.
Ensina-me, por isso, a conservar-me assim,
Que eu nunca esteja sem Ti
E que, no fluxo da tua obra,
Amante em mim
Nunca sejas estorvado.
E nunca me entregue
A nenhum desejo que não Tu,
Nem me aflija nos meus pensamentos
Com nenhuma criatura além de Ti.
Senhor, o teu espírito é inatingível
A qualquer criatura.
E Tu espiritualizas a alma
Para que, na sua qualidade espiritual,
Seja disposta acima de toda a criatura,
De modo que, pela tua sabedoria eterna,
Ela te baste segundo a tua vontade divina
E, na graça, seja livre
De todas as imagens indignas
Que absorveu em si,
Porque te apropriaste da alma segundo a tua natureza
E assemelhaste-a a Ti.
Por isso, guarda-a
Para que, nela, nada se estabeleça
Além de Ti.


MESTRE ECKHART (1260-1327)

Sem comentários:

Enviar um comentário

28 Fevereiro - Sob o sol de Satã

Senhor, não é verdade que te tenhamos amaldiçoado; que pereça esse mentiroso, essa falsa testemunha, o teu insignificante rival! Ele ...