quarta-feira, 27 de julho de 2022

27 de Julho - Como sois bom



Meu Deus, como sois bom,

não só por vos mostrardes,

mas por falardes ao fundo das almas.

Ó, meu Deus, concedei-nos essa graça,

vós que vindes tão amiúde a nós,

de vos reconhecermos e vos recebermos

com a humildade, a renúncia,

a dádiva de nós próprios

e o amor sem medida que convém.

 

Meu Deus, como sois bom!

Para nos ensinardes o preço da vossa presença

e para nos tornardes fervorosos,

deixais-nos por vezes nas securas

e nas trevas.

Enterramo-nos nas areias movediças.

Mas então vós gritais:

“Procura-te em mim”

e apresentais-nos uma âncora sólida

a que podemos amarrar a nossa alegria.

Essa âncora

é a alegria da vossa Beatitude infinita.

 

Meu Deus, como sois bom!

Não existe pecador tão grande,

criminoso tão empedernido,

a que não ofereçais em voz alta o Paraíso,

como o deste ao bom ladrão

pelo preço de um instante da vossa vontade!

Fazei com que vos imitemos,

nunca perdendo a esperança em nós

e nunca perdendo a esperança no nosso próximo.

 

Meu Deus, como sois bom

e que amor devemos ter

por todo o ser humano,

dado que fizestes o homem

“à vossa imagem e semelhança”!

Que respeito por todo o homem!

Que respeito por nós próprios!

Ó meu Deus, dai-me, suplico-vos,

esse respeito e esse amor.

Fazei-me ver sempre, em cada homem, a vossa imagem.

 

Carlos de Foucauld (1858-1916)

Sem comentários:

Enviar um comentário

28 Fevereiro - Sob o sol de Satã

Senhor, não é verdade que te tenhamos amaldiçoado; que pereça esse mentiroso, essa falsa testemunha, o teu insignificante rival! Ele ...