sábado, 9 de julho de 2022

9 de Julho - Que esperais de mim, Senhor?



Majestade soberana, eterna sabedoria,

Deus único, bondade sublime,

pertenço a vós que me criaste,

a vós que me resgatastes,

a vós que me apoiastes,

a vós que me chamastes,

a vós que me esperastes,

a vós, uma vez qie não me perdi:

que esperais de mim, Senhor?

 

Dai-me a morte ou a vida,

dai-me a saúde ou a doença,

dai-me a luta ou a paz total,

a fraqueza ou a força aumentada,

a tudo direi sim:

que esperais de mim, Senhor?

 

Dai-me a riqueza ou a pobreza,

o consolo ou a desolação,

dai-me a alegria ou a tristeza,

dai-me o inferno ou dai-me o céu,

vida doce e sol sem véu,

porque sou toda vossa:

que esperais de mim, Senhor?

 

Dai-me pois a sabedoria,

ou, pelo vosso amor, a ignorância,

dai-me anos de abundância,

ou de fome ou de escassez,

dai-me as trevas ou a claridade,

abanai-me aqui ou ali:

que esperais de mim, Senhor?

 

Se quiseres que repouse,

por amor, repousarei;

se me mandardes trabalhar,

quero morrer trabalhando.

Dizei-me onde, quando e como.

Falai, ó vós que amo:

que esperais de mim, Senhor?

 

Só vós, ó Deus, viveis em mim.

Que esperais de mim, Senhor?

 

Santa Teresa de Ávila (1515-1582)

Sem comentários:

Enviar um comentário

28 Fevereiro - Sob o sol de Satã

Senhor, não é verdade que te tenhamos amaldiçoado; que pereça esse mentiroso, essa falsa testemunha, o teu insignificante rival! Ele ...