terça-feira, 5 de julho de 2022

5 de Julho - Concede-me a dádiva de amar



Meu Deus, tu és toda a ternura para mim.

Peço-te pelo teu Filho bem-amado:

permite que me deixe encher de misericórdia

e ame tudo o que tu me inspiras.

[…]

 

Concede-me a dádiva de aliviar os infelizes,

de oferecer um asilo àqueles que não o têm,

de consolar os aflitos,

de encorajar os oprimidos.

 

Concede-me a dádiva de dar alegria aos pobres,

de ser o apoio dos que choram,

de perdoar a dívida daquele

que tiver contraído uma perante mim.

 

Concede-me a dádiva de perdoar

àquele que me tiver ofendido,

de amar aqueles que me odeiam,

de pagar sempre o mal com o bem,

de não sentir desprezo por ninguém,

e de honrar todos os homens.

[…]

 

Dá-me, Senhor,

a paciência quando tudo corre mal,

e a moderação quando tudo corre bem.

Concede-me a dádiva de saber controlar a minha língua

e de pôr, se necessário, um guarda na minha boca.

Por fim, meu Deus,

dá-me o desprezo pelas coisas que passam

e a sede dos bens eternos.

 

Santo Anselmo de Cantuária (1033-1109)

Sem comentários:

Enviar um comentário

28 Fevereiro - Sob o sol de Satã

Senhor, não é verdade que te tenhamos amaldiçoado; que pereça esse mentiroso, essa falsa testemunha, o teu insignificante rival! Ele ...