segunda-feira, 9 de dezembro de 2019

9 Dezembro - Eu estava infeliz e sem objectivo


Eu estava infeliz e sem objectivo, e procurava um sentido para a minha vida. E a tua misericórdia estendeu-se sobre mim. Foste bom, Senhor Deus Todo-Poderoso, deste-me a vida e também uma inteligência racional. Instruíste-me através de Moisés e dos teus profetas: ensinaram-me que não eras um Deus solitário. Agora sei que contigo existe outro Deus que, por natureza, não difere de ti mas que é Um contigo no mistério da tua substância. Recebi este ensino pela voz dos evangelistas e dos apóstolos. Esta é a fé que conservo tão fielmente na minha alma que não posso nem quero crer de outro modo.

Mas, Senhor, se estou em erro, ter-me-ias Tu enganado? É claro que não! Os profetas não podem ter-se enganado porque foram unânimes ao anunciar a tua vinda; nem os evangelistas: Mateus, este publicano que escolheste para fazer dele teu apóstolo; nem João, que a sua familiaridade com Cristo tornou digno de conhecer a revelação dos mistérios sagrados; nem Simão que, tendo professado a fé, foi escolhido como fundamento da tua Igreja e que recebeu as chaves do teu Reino; nem todos os outros, impelidos pelo Espírito para pregar o Evangelho; nem, por fim, Paulo, vaso de eleição, perseguidor tornado apóstolo, vivendo até ao fundo do mar antes mesmo de sofrer o martírio e que ofereceu, na sua morte, o cumprimento de uma fé perfeita.

HILÁRIO DE POITIERS (315-C. 367)

Sem comentários:

Enviar um comentário

28 Fevereiro - Sob o sol de Satã

Senhor, não é verdade que te tenhamos amaldiçoado; que pereça esse mentiroso, essa falsa testemunha, o teu insignificante rival! Ele ...