quinta-feira, 15 de fevereiro de 2024

15 de Fevereiro - Ó Espírito, ó Amor



Ó Espírito, ó Amor! O Verdade do meu Deus! O Amor luz!
Ó Amor que, sem falar, ensinas a alma, que fazes com que ela entenda tudo sem nada dizeres, que não pedes nada à alma e a conduzes através do silêncio a todo o sacrifício!

Ó Amor que enfastias de qualquer outro amor, que fazes odiá-lo, esquecê-lo, abandoná-lo! Ó Amor que corres através do coração, como a fonte de vida, quem poderá conhecer-te senão aquele em quem estiveres? Calai-vos, homens cegos; em vós não há nenhum amor. Não sabeis o que dizeis: não vedes nada, nada ouvis. O verdadeiro Mestre nunca vos ensinou.

É Ele quem sacia a alma de Verdade sem nenhuma ciência distinta.
É Ele quem faz nascer no fundo da alma as verdades que a palavra sensível de Jesus Cristo só expunha aos olhos do espírito.

Saboreamos, alimentamo-nos e tornamo-nos uma só coisa com a Verdade. E já não é ela que vemos como um objecto fora de si; é ela que se torna nós mesmos e que nos sentimos intimamente como a alma se sente a si mesma. Ó que poderosa consolação sem procurar consolar-se!

Temos tudo sem nada ter. Então, encontramos em unidade, o Pai, o Filho e o Espírito Santo: o Pai Criador, que cria em nós tudo o que quer fazer para nos tornar filhos semelhantes a Ele; o Filho, Verbo de Deus, que se tornou o Verbo e a palavra íntima da alma, que se cala a tudo para só deixar Deus falar; finalmente, o Espírito, que sopra onde
quer, que ama o Pai e o Filho em nós.

Ó meu Amor, que és o meu Amor, ama-te, glorifica-te a Ti mesmo em mim! A minha paz, a minha alegria e a minha vida estão em Ti, que és o meu Tudo e eu já não sou nada.

FRANÇOIS FÉNELON

Sem comentários:

Enviar um comentário

28 Fevereiro - Sob o sol de Satã

Senhor, não é verdade que te tenhamos amaldiçoado; que pereça esse mentiroso, essa falsa testemunha, o teu insignificante rival! Ele ...