quinta-feira, 8 de fevereiro de 2024

8 de Fevereiro - Lamentos de um cristão sobre as contradições que sente dentro de si mesmo



Meu Deus, que guerra cruel!
Em mim vejo dois homens:
Um quer que, cheio de amor por Ti,
Meu coração sempre te seja fiel;
O outro, às tuas vontades rebelde,
Revolta-me contra a tua lei.
Um, todo espírito e todo celeste,
Quer que, ligado constantemente ao céu
E tocado pelos bens do alto,
Para nada conte todo o resto;
O outro, com seu peso funesto,
Mantém-me agarrado bem à terra.
Ai de mim! Em guerra comigo mesmo,
Onde poderei encontrar paz?
Quero e nunca cumpro.
Quero, mas - ó miséria extrema! -
Não faço o bem que amo
E faço o mal que odeio.
Ó graça, ó raio salvador!
Vem tornar-me conforme comigo,
E, domando com um suave esforço
Este homem tão contrário a Ti,
Faz teu escravo voluntário
Este escravo da morte.


JEAN RACINE (1639-1699)

Sem comentários:

Enviar um comentário

28 Fevereiro - Sob o sol de Satã

Senhor, não é verdade que te tenhamos amaldiçoado; que pereça esse mentiroso, essa falsa testemunha, o teu insignificante rival! Ele ...