segunda-feira, 5 de fevereiro de 2024

5 de Fevereiro - O Deus de Abraão, de Isaac e de Jacob



Ano da graça de 1654,
segunda-feira, 23 de Novembro, dia de São Clemente, papa e mártir, e outros do martirológio.
Véspera de São Crisógono, mártir, e outros.
Depois das dez horas e meia da noite até cerca da meia-noite e meia,
FOGO.
«Deus de Abraão, Deus de Isaac, Deus de Jacob»,
não dos filósofos e dos sábios.
Certeza. Certeza. Sentimento. Alegria. Paz.
Deus de Jesus Cristo.
Deum meum et Deum oestrum.
«O teu Deus será meu Deus.»
Esquecimento do mundo e de tudo, além de Deus.
E que só se encontra nos caminhos ensinados no Evangelho.
Grandeza da alma humana.
«Pai santo, o mundo não te conheceu, mas eu conheci-te.»
Alegria, alegria, alegria, lágrimas de alegria.
Separei-me disso.
Derelinquerunt me fontem aquae vivae.
«Meu Deus, irás abandonar-me?»
Que eu não seja separado de Ti eternamente.
«Esta é a vida eterna: que te conheçam
como verdadeiro Deus, aquele que Tu enviaste, Jesus Cristo.»
Jesus Cristo.
Jesus Cristo.
Separei-me de ti; evitei-te, renunciei, crucificado.
Que nunca eu seja separado dele.
Ele só se conserva através dos caminhos ensinados no Evangelho:
Renúncia total e submissa.
Submissão total a Jesus Cristo e ao meu director [espiritual].
Eternamente alegre por um dia de exercício na terra.
Non obliviscar sermones tuos. Ámen.


BLAISE PASCAL (1623-1662)

Sem comentários:

Enviar um comentário

28 Fevereiro - Sob o sol de Satã

Senhor, não é verdade que te tenhamos amaldiçoado; que pereça esse mentiroso, essa falsa testemunha, o teu insignificante rival! Ele ...