segunda-feira, 26 de fevereiro de 2024

26 Fevereiro - David vencido



Corro e julgo-me livre; um vento de sonolência
Revolve em mim os pesados ramos do Desejo,
E minha mão, erguendo-se para a árvore de Ciência,
Tem a forma do fruto que gostaria de apanhar.

Mas - graça insidiosa, desumano malefício -
Alguém morrerá por mim que não o conhecia;
No momento de colher o fruto das minhas delícias,
Uma morte bem-amada sob meus passos dormia.

Providência implacável, de artimanhas tão fecunda,
Ó tu, de meu desejo adorável Inimigo
Que soubeste afastar, com um rosto já submisso,
O jugo delicioso e criminoso do mundo.

Deus gigante! Vê, envergonhada, fraca e nua,
Esta criança que te desafia: nem sua funda tem pedra
E seus joelhos estão feridos por antigas orações,
O meu desejo - este David que quer ser vencido.


FRANÇOIS MAURIAC (1885-1970)

Sem comentários:

Enviar um comentário

28 Fevereiro - Sob o sol de Satã

Senhor, não é verdade que te tenhamos amaldiçoado; que pereça esse mentiroso, essa falsa testemunha, o teu insignificante rival! Ele ...