terça-feira, 6 de fevereiro de 2024

6 de Fevereiro - O silêncio é o teu louvor



Deus Todo-Poderoso, calo-me na tua santa presença,
Não ouso respirar e a minha alma em silêncio
Admira a altura do teu nome glorioso.
Que diria eu? Abismados neste mar profundo,
Enquanto no infinito a tua claridade nos inunda,
Podemos somente abrir os nossos frágeis olhos?

Se eu pretendo cantar teus divinos louvores
E se, já misturada nos coros dos anjos,
Minha voz ousar num cântico se elevar,
Que então, para o entoar, minha língua se desate;
Mas ouço ecoar um canto que meu coração renega
E a minha trémula voz só consegue gaguejar.

Maravilhosa alteração: esmagado pela tua glória,
De toda a linguagem humana já perdi a memória;
Proibido, desvairado, nem palavra articulo:
A, a, a, meu discurso nem força tem, nem seguimento;
Aos meus gritos infantis se reduziu minha voz
E tudo se transforma em sons confusos.

Quanto mais volto para Ti meu sublime pensamento,
Mais de tua majestade o vejo ultrapassado,
Confundir-se a si mesmo e cair sem esperança:
De Ti me abeiro tremendo, ó luz inacessível;
Não vejo no seu fundo o Ser incompreensível
Nem meus olhos perdidos já encontram dia.

Parai: que esperais das vossas incertezas,
Vãos pensadores, vãos esforços, inúteis estudos?
Basta que Ele tenha dito: «Eu sou Aquele que sou.»
Ele é tudo, Ele é nada de tudo o que penso.
Adorador sujeito à fé, me inicio,
E, como amante, já não raciocino, continuo.

Eterno, três vezes santo, só de Ti conhecido,
Que eu te ame, poderoso motor dos corações.
Mas, quando me render às tuas seduções,
Nunca mais serás tão amado quanto amável;
Nos nossos espíritos, só o teu Espírito adorável
Derramou o dom de um amor nunca ouvido.

Desce, Espírito Divino, chama celeste e pura,
Unção invencível que em segredo peço.
E Tu que, na eterna morada, o produzes,
Dá tua presença a minh'alma impotente,
Faz dela, porque podes, fiel amante
E ame sem limite um Deus que é só amor.


JACQUES BÉNIGNE BOSSUET (1627-1704)

Sem comentários:

Enviar um comentário

28 Fevereiro - Sob o sol de Satã

Senhor, não é verdade que te tenhamos amaldiçoado; que pereça esse mentiroso, essa falsa testemunha, o teu insignificante rival! Ele ...